Fale agora com um Advogado Online – InovaJud, seu advogado a um clique!

Blog

Guia para advogados iniciantes: como conquistar os primeiros clientes

Conquistar os primeiros clientes é uma das principais questões para os advogados que estão começando a empreender na área. No entanto, ainda que não seja uma das tarefas mais fáceis, é possível colocar em prática alguns passos que tornam a prospecção de clientes muito mais simples. 

O primeiro desses passos é parar de acreditar que você só conseguirá clientes caso esteja trabalhando para um escritório de renome. A verdade é que o mercado está cheio de oportunidades, e você pode conquistar o seu primeiro cliente quando menos espera. 

Estar de olho nas tendências do mercado e investir em estratégias inovadoras, ainda pouco utilizadas pelos escritórios jurídicos, é essencial. Quer descobrir outros passos que podem ajudar você a conquistar os primeiros clientes como advogado iniciante? Acompanhe este artigo e confira as 4 dicas fundamentais!

1. Tenha um público-alvo

Quando se está começando, é comum ter o sentimento de que deve pegar "qualquer caso". Porém, se você ainda está procurando por clientes, o ideal é que tenha uma noção do tipo de caso que melhor conseguiria atender e perfil do público que busca por soluções desse tipo. 

Isso facilita não só o momento de prospectar clientes, mas também a construção de sua imagem no mercado. Afinal, se você é um advogado extremamente generalista, que pega qualquer caso, é possível que receba muito menos do que receberia enquanto um advogado especialista. 

Construir essa imagem dá trabalho, é verdade, mas vale a pena. Quer uma dica? Dá uma olhada nas áreas do Direito que estão em crescimento, verifique as tendências do mercado, e foque seus esforços em áreas com grande potencial. 

2. Participe de eventos da área 

Os eventos locais são uma porta para aumentar seu conhecimento sobre uma área e ter acesso a outros profissionais do mercado. Agora, o que alguns advogados não sabem, é que esse momento também pode fazer toda a diferença na hora de conquistar seus primeiros clientes. 

Formar uma rede de contato com outros profissionais e se posicionar como um advogado especialista, que trata de casos específicos, ajuda a formar parcerias interessantes. É comum, nessas parcerias, ser indicado para clientes por outros advogados. 

3. Crie uma imagem de referência profissional na internet 

Você já viu que escolher um nicho de atuação e ter um público-alvo são alguns dos passos que facilita na hora de conquistar os primeiros clientes. Outra dica fundamental, e que vai fazer toda a diferença em sua carreira, é construir uma imagem profissional na internet. 

E há muitos motivos para isso. Um deles é que a internet, hoje, é um dos ambientes preferidos dos clientes que buscam atendimento jurídico. E mais: nem todo escritório está presente na internet, o que significa que muitos clientes sequer estão encontrando profissionais para atender suas demandas. 

Seu papel é aproveitar essa oportunidade. Manter uma presença ativa em plataformas como a InovaJud ajuda você a criar uma imagem de especialista do mercado. O resultado disso é a prospecção rápida de clientes e a criação de uma imagem profissional positiva junto de outros profissionais. 

4. Use a tecnologia a seu favor 

Além de criar uma imagem profissional positiva na internet, existem muitas outras maneiras de usar a tecnologia a favor da prospecção de clientes. Usar estratégias de Marketing Jurídico, por exemplo, pode ser uma maneira de captar clientes de forma contínua. 

Porém, existem muitas outras oportunidades que só a tecnologia pode trazer para você! Por meio da plataforma da InovaJud, por exemplo, você pode se conectar com clientes que buscam profissionais da área, escolhendo em quais causas quer atuar, advogando onde quiser e sem ter os custos de um escritório de advocacia. 

E então, está pronto para conquistar seus primeiros clientes como advogado iniciante? Então, aproveite e conheça agora a InovaJud, a sua parceira na era digital!