Blog

6 dicas exclusivas de produtividade para advogados

A produtividade é um dilema para muitos profissionais, inclusive para os advogados. Não é muito difícil imaginar o porquê: afinal, o mundo atual é repleto de distrações e manter o foco no trabalho, principalmente enquanto profissional autônomo, precisa superar isso.

 

Porém, o caminho da produtividade para advogados é mais simples do que parece. Algumas medidas simples e decisões tomadas pelo profissional podem tornar as tarefas do dia-a-dia mais eficientes.

 

Quer entender 6 passos fundamentais para aumentar a sua produtividade? Acompanhe este artigo e entenda como acabar com a procrastinação e ter uma rotina de alto desempenho como advogado.


1. Planeje seu dia com antecedência
Atuar como advogado autônomo tem alguns desafios. Um deles que pode reduzir substancialmente a produtividade é a ausência de uma rotina. Mesmo no começo da carreira, quando você atende poucos casos, é crucial planejar o dia seguinte.

 

Esse planejamento pode ajudar você a inserir hábitos cruciais para conquistar novos clientes. Ter uma rotina de publicação em redes sociais e plataformas jurídicas, por exemplo, pode ser uma maneira simples de aumentar o networking e alcançar novos clientes.


2. Crie metas claras para o trabalho
Sem metas, é possível que você entregue muito menos do que deveria no trabalho. Estabelecer metas para as próximas semanas e meses é uma maneira de aumentar as chances de você tirar os planos do papel.

 

É possível estabelecer como objetivo, por exemplo, atender X casos no período de 1 mês. Participar de eventos da sua área, fazer workshops ou até mesmo definir a participação em cursos também são metas que permitem um crescimento contínuo.


3. Invista no formato de trabalho home office
O trabalho home office é uma grande oportunidade para gerenciar a sua rotina de acordo com o seu próprio ritmo. E isso é importante para aumentar a produtividade de advogados, não importa em qual fase da carreira você está.

 

O fato é que com o trabalho home office você se livra de algumas etapas da rotina que podem minar a sua produtividade. Você não perderá mais tempo no trânsito, por exemplo, e pode estabelecer medidas para otimizar ainda mais a sua rotina. O objetivo é aproveitar o melhor do seu dia para trabalhar e, ainda assim, ter tempo para se dedicar à hobbies e descansar.


4. Resolva de imediato tarefas simples
É comum sentir vontade de deixar para depois aquela atividade que é simples, mas repetitiva. Não é incomum que você até mesmo esqueça dessa tarefa e acabe tendo a sua rotina prejudicada depois.

 

O problema disso é que você pode acumular tantas tarefas, que isso vira uma bola de neve. Além disso, essa procrastinação de tarefas pode fazer com que você demore muito mais para alcançar seus sonhos e resultados.

 

Uma dica para superar isso, é: se uma tarefa pode ser realizada em 5 minutos, faça-a de imediato. Caso ela leve mais tempo, defina um outro horário em sua agenda para se dedicar apenas a essa tarefa.


5. Encontre alternativas para prospectar clientes
A prospecção de clientes pode sugar muito do tempo (e da produtividade!) do advogado. Isso é um verdadeiro perigo, principalmente nas fases iniciais da carreira como profissional autônomo.

 

Para superar isso, encontrar ferramentas que facilite a prospecção é fundamental. Plataformas como a InovaJud, por exemplo, conecta você a um número ilimitado de clientes, além de oferecer ferramentas importantes para a gestão do seu negócio.


6. Aposte na tecnologia como aliada
A produtividade para advogados pode ter diversos desafios, mas muitos deles são superados com a tecnologia. Acredite, a tecnologia é fundamental para ajudar você a gastar menos tempo com tarefas que deveriam ser simples.

 

Ao invés de gastar horas e horas em reuniões presenciais, por exemplo, é possível usar os meios de comunicação digitais para fazer reuniões enxutas e produtivas com o cliente. É possível usar chat de plataformas como a InovaJud, WhatsApp e chamadas em vídeo.

 

Da mesma maneira, a tecnologia pode ajudar na prospecção de clientes, pode te conectar com outros profissionais do mercados e até mesmo agregar conhecimento por meio de cursos online. Não deixe nenhuma dessas oportunidades de lado.

 

E então, o que acha dessas dicas de produtividade para advogados? Está pronto para transformar a sua carreira e se tornar um profissional de sucesso? Pode contar com a InovaJud!

 

InovaJud, sua parceira da era digital!